Acredito que vocês já também já tiveram dificuldade para organizar um encontro não é mesmo? Vamos pensar uma estrutura fácil e prática para montarmos nossos encontros? Venha comigo!
1- TEMA: Escolha um tema que faça parte da realidade da sua turma, que desperte o interesse deles e caso exista um cronograma a ser seguido sempre procure relacionar o assunto com uma vivência cotidiana.
2- TEMPO: Organizar e avisar o tempo para todos os participantes antes do encontro. Importante passar um resumo da "rotina", do que acontecerá, principalmente parar crianças, pois isso ajuda a amenizar a ansiedade para o encontro.
TEMPO IDEAL para crianças: 30 minutos a 1 hora.
3- FACILITADOR: É você que vai conduzir o encontro, esteja bem preparado para o tema com estudos prévios e também atente-se aos sentimentos e emoções que são despertados durante a vivência e podem fazer com que seja necessário desvincular do tema.
4- CENÁRIO: Sempre importante cuidar do espaço onde acontecerá o encontro: panos coloridos, velas, flores e jarros são objetos simples que já dão uma super valorizada no espaço! Para crianças é legal que tenham produções delas expostas (CUIDADO com a poluição visual, tudo com moderação!), para adolescentes, jovens e adultos quanto menos informações melhor para não provocar distração!
5- AQUECIMENTO: É um momento de voltar a atenção para o tema, sondando o que já se sabe sobre isso. Pode-se fazer também uma apresentação caso tenham pessoas novas no grupo ou cantar uma música para entrosamento, depende do seu público.
6- AÇÃO: Esse é o momento de vivenciar a fé, pode ser proposta uma dinâmica ou uma produção de fato, para crianças é muito importante essa produção concreta para relacionar o conhecimento.
7- COMPARTILHAR: O participante é convidado a dizer o que sentiu, expressar o que te tocou e emocionou naquela vivência, relacionando com sua própria realidade e conhecimento de mundo.
ATENÇÃO: Nesse momento NÃO DEVE expressar opiniões ou comentários críticos, mas sim acolher as expressões.
8- ELABORAR: Esse momento é a conclusão do processo teórico, pode ser realizada outra dinâmica ou produção. Caso ainda não tenha sido feito, é importante realizar uma relação da temática com leitura bíblica ou outra passagem religiosa.
9- CELEBRAR: É um momento de agradecer a Deus e festejar. DICA: Criar uma fala específica ou um gesto único para o grupo para o momento de oração final ajuda a construir uma identidade e fortalecer a união.
Bom pessoal, essas são as dicas, qualquer dúvida vocês podem entrar em contato pelo email: umacatequesecriativa@gmail.com. Bons estudos!
Referência: CALANDRO, E.; LEDO, J. S. Psicopedagogia catequética: reflexões e vivências para a catequese conforme as idades. v. 1. São Paulo: Paulus, 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte-nos sua experiência com esse encontro ou faça sua sugestão, reclamação ou elogio.