sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Encontro: O que escondo de Jesus?

Olá irmãos e irmãs,

Hoje nosso encontro irá falar sobre alguns sentimentos, segredos, pensamentos que gostaríamos de esconder bem fundo no nosso coração. Vamos lá?

1) Entregue para cada pessoa presente um coração de papel e peça para que de um lado do papel escrevam todas as coisas boas que tem no coração, pode até conter alguma lembrança, algo que traga sentimentos bons.

2) Ao final, dê oportunidade para que todos que quiserem compartilhem seus sentimentos bons, aquilo que se orgulham de ter no coração.

3) Em seguida, peça para que do outro lado do coração as pessoas escrevam tudo aquilo que elas possuem no coração mas não gostam, seja sentimento por alguém, alguma situação que já tenha feito e se arrepende, enfim tudo que gostariam de apagar.

4) Questione o porque eles tem vergonha de todos esses sentimentos e em seguida pergunte se eles mostrariam esse lado do coração para uma visita muito importante. (Provavelmente a resposta será não).

5) Leia a mensagem a seguir, de autor desconhecido:
Numa de suas caminhadas, Jesus entrou em uma hospedaria. À noite, disse ao hoteleiro: "Antes de dormir, gostaria de ver a sua casa". O dono da hospedaria se alegrou muito com o interesse mostrado por Jesus. Mostrou-lhe toda a casa. Quando terminaram, Jesus disse: "Agora vi toda a sua casa. Por favor, mostre-me também o porão". O hoteleiro hesitou, mas mostrou-lhe também o porão.
Quanto tinham quase terminado, Jesus deparou-se com mais uma porta que estava fechada. Mostrou a porta e disse: "quero também ver este espaço". Relutando, o dono abriu e exclamou: "Oh, só bagunça, realmente não vale a pena ver tudo isso.". Jesus insistiu para entrar e lá viu vários baús, bem empoeirados e em desordem.
Jesus entrou no quarto, abriu um baú após o outro, e pegou, cuidadosamente, com suas mãos todas as peças, uma a uma, contemplou-as e recolocou-as, em seguida. Quando tinha terminado, Jesus sorriu para o dono da hospedaria, e agradeceu porque pôde ver tudo... No dia seguinte, despediu-se e continuou o caminho.

6) Fazer uma reflexão: "Nós somos pecadores, Deus sabe disso, sabe de todos os nosso defeitos, dos nossos "segredos empoeirados e escondidos", porém independentemente disso, ele nos ama! E quer que a cada dia sejamos mais próximos Dele, sempre recebendo-O em nosso coração".

7) Leitura bíblica: Jo 15, 9-17

8) Encerre o encontro orientado sobre a importância da confissão de arrependermos e pedirmos perdão a Deus pelos nossos pecados para que sejamos limpos e livre para vivermos o amor de Deus por nós!

Gostaram? Espero a opinião de vocês pelos comentários ou pelo nosso email: umacatequesecriativa@gmail.com

Beijos e até a próxima!!!



quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Mensagem de motivação para a equipe

Sabemos que muitas vezes o trabalho em equipe é algo difícil, complexo e por isso precisamos sempre nos fortalecer e nos animar.
Um dos grandes problemas é a divisão de tarefas, por isso segue uma mensagem chamada "Fábula da Preguiça" (autor desconhecido) e nos dá uma bela lição sobre desenvolvimento das tarefas:

"Esta é uma história sobre quatro pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM E NINGUÉM. Havia um grande trabalho a ser feito e 
TODO MUNDO tinha certeza que ALGUÉM o faria.
QUALQUER UM podia tê-lo feito, mas
NINGUÉM o fez.
ALGUÉM se zangou porque era um trabalho de TODO MUNDO.
TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.
Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito!

A lição que podemos tirar é: faça o que estiver o seu alcance e assim todas as tarefas serão feitas!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Encontro: A dor transforma

Olá irmãos e irmãs,

Nosso encontro de hoje falará sobre como a dor e o sofrimento é capaz de nos fazer pessoas melhores e nos transformar, vamos juntos nessa jornada?

1) Entregue um pedaço de papel para cada pessoa e peça para que elas escrevam o momento mais difícil que já enfrentaram na vida, aquele que acharam que não iriam suportar.

2) Diga que quem quiser pode se manifestar como foi esse momento, e a partir disso questione quais as atitudes foram tomadas para que essa situação fosse superada.

3) Faça a leitura do texto abaixo chamado "Milho de Pipoca" de autor desconhecido:

A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo de uma grande transformação. O milho ainda não é aquilo que deve ser, ele deve ser aquilo que nasce depois do estouro. O milho de pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer.
Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho que não passa pelo fogo não vira pipoca.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. 
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos, pode ser o fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder o emprego, ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cujas causas ignoramos.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece com uma outra forma, diferente do que ela havia sonhado para si mesma.

4) Após a leitura do texto discuta com os presentes sobre a importância das transformações que enfrentamos, quantas vezes temos medo de não conseguir e passamos os obstáculos.

5) Convide os presentes a escrever no verso do obstáculo que enfrentaram qual foi a mudança que eles sofreram, o que melhoraram depois do estouro da pipoca.

6) Em seguida vocês podem estourar pipoca juntos e fazerem um divertido lanche!!!

IDADE: >7 anos

Gostou? Deixe um comentário ou envie sua experiência aplicando esse encontro para o nosso email: umacatequesecriativa@gmail.com


Até a próxima!!



Encontro de boas vindas: Fé em Movimento

Olá caros irmãos e irmãs,

Hoje nosso encontro será baseado na linda mensagem chamada "Os Remos" que infelizmente não foi possível identificar o autor...

1) Comece o encontro com uma música ambiente, cumprimentando a todos os presentes.

2) Conduza uma reflexão sobre a importância de ter fé, como eles acreditam que demonstramos nossa fé;

3) Em seguida apresente imagens de pessoas ajudando ao próximo, de abrigo de animais e outras demonstrações de carinho e preocupação com os próximos;

4) Provoque a discussão sobre a importância da nossa fé não ser apenas algo fixo, parado, mas sim uma fé em movimento.

5) Leia a mensagem: "Os Remos" (autor desconhecido)

Um viajante caminhava às margens de um grande lago. Seu destino era a outra margem. Suspirou profundamente, enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem coberto de idade, um barqueiro, quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo. 
- Venha comigo! Entre no meu barco! Levarei você a outra margem.
O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos grandes de madeira e foi possível observar letras grafadas em cada um deles. Ao embarcar, o viajante pôde observar que em um dos remos estava escrito: ACREDITAR e no outro remo: AGIR. Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos. 
- O que significa estes nomes nos remos?
O barqueiro respondeu pegando o remo chamado ACREDITAR e, remando com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava.
Em seguida, pegou o remo AGIR e remou com todo vigor. Novamente, o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.
Finalmente, o velho barqueiro segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente; e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago chegando ao seu destino. 
Então o barqueiro disse:
Na vida tudo é assim, temos de ACREDITAR e também AGIR, para podermos alcançar a terra firme! Temos de ACREDITAR e AGIR, para podermos chegar à terra firme.

6) É interessante construir junto com a turma um calendário planejando as ações que realizarão durante o decorrer do ano: visita a asilos e hospitais, arrecadação e doação de alimentos e utensílios, bem como teatros e musicais que possam atrair novos integrantes para o grupo.

7) Como lembrança pode ser feito um pequeno barco de papel para que seja levado para casa.


IDADE: > 10 anos


Aproveite essa dica! Caso realize o encontro ou tenha outras sugestões, nos enviem pelo email: umacatequesecriativa@gmail.com


Beijos e até a próxima!!



Planejamento de Encontros

Acredito que vocês já também já tiveram dificuldade para organizar um encontro não é mesmo? Vamos pensar uma estrutura fácil e prática para...