segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Encontro: A dor transforma

Olá irmãos e irmãs,

Nosso encontro de hoje falará sobre como a dor e o sofrimento é capaz de nos fazer pessoas melhores e nos transformar, vamos juntos nessa jornada?

1) Entregue um pedaço de papel para cada pessoa e peça para que elas escrevam o momento mais difícil que já enfrentaram na vida, aquele que acharam que não iriam suportar.

2) Diga que quem quiser pode se manifestar como foi esse momento, e a partir disso questione quais as atitudes foram tomadas para que essa situação fosse superada.

3) Faça a leitura do texto abaixo chamado "Milho de Pipoca" de autor desconhecido:

A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo de uma grande transformação. O milho ainda não é aquilo que deve ser, ele deve ser aquilo que nasce depois do estouro. O milho de pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer.
Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho que não passa pelo fogo não vira pipoca.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. 
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos, pode ser o fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder o emprego, ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cujas causas ignoramos.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece com uma outra forma, diferente do que ela havia sonhado para si mesma.

4) Após a leitura do texto discuta com os presentes sobre a importância das transformações que enfrentamos, quantas vezes temos medo de não conseguir e passamos os obstáculos.

5) Convide os presentes a escrever no verso do obstáculo que enfrentaram qual foi a mudança que eles sofreram, o que melhoraram depois do estouro da pipoca.

6) Em seguida vocês podem estourar pipoca juntos e fazerem um divertido lanche!!!

IDADE: >7 anos

Gostou? Deixe um comentário ou envie sua experiência aplicando esse encontro para o nosso email: umacatequesecriativa@gmail.com


Até a próxima!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos sua experiência com esse encontro ou faça sua sugestão, reclamação ou elogio.

Planejamento de Encontros

Acredito que vocês já também já tiveram dificuldade para organizar um encontro não é mesmo? Vamos pensar uma estrutura fácil e prática para...