quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Mensagem de motivação para a equipe

Sabemos que muitas vezes o trabalho em equipe é algo difícil, complexo e por isso precisamos sempre nos fortalecer e nos animar.
Um dos grandes problemas é a divisão de tarefas, por isso segue uma mensagem chamada "Fábula da Preguiça" (autor desconhecido) e nos dá uma bela lição sobre desenvolvimento das tarefas:

"Esta é uma história sobre quatro pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM E NINGUÉM. Havia um grande trabalho a ser feito e 
TODO MUNDO tinha certeza que ALGUÉM o faria.
QUALQUER UM podia tê-lo feito, mas
NINGUÉM o fez.
ALGUÉM se zangou porque era um trabalho de TODO MUNDO.
TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.
Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito!

A lição que podemos tirar é: faça o que estiver o seu alcance e assim todas as tarefas serão feitas!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Encontro: A dor transforma

Olá irmãos e irmãs,

Nosso encontro de hoje falará sobre como a dor e o sofrimento é capaz de nos fazer pessoas melhores e nos transformar, vamos juntos nessa jornada?

1) Entregue um pedaço de papel para cada pessoa e peça para que elas escrevam o momento mais difícil que já enfrentaram na vida, aquele que acharam que não iriam suportar.

2) Diga que quem quiser pode se manifestar como foi esse momento, e a partir disso questione quais as atitudes foram tomadas para que essa situação fosse superada.

3) Faça a leitura do texto abaixo chamado "Milho de Pipoca" de autor desconhecido:

A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo de uma grande transformação. O milho ainda não é aquilo que deve ser, ele deve ser aquilo que nasce depois do estouro. O milho de pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer.
Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho que não passa pelo fogo não vira pipoca.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. 
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos, pode ser o fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder o emprego, ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cujas causas ignoramos.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece com uma outra forma, diferente do que ela havia sonhado para si mesma.

4) Após a leitura do texto discuta com os presentes sobre a importância das transformações que enfrentamos, quantas vezes temos medo de não conseguir e passamos os obstáculos.

5) Convide os presentes a escrever no verso do obstáculo que enfrentaram qual foi a mudança que eles sofreram, o que melhoraram depois do estouro da pipoca.

6) Em seguida vocês podem estourar pipoca juntos e fazerem um divertido lanche!!!

IDADE: >7 anos

Gostou? Deixe um comentário ou envie sua experiência aplicando esse encontro para o nosso email: umacatequesecriativa@gmail.com


Até a próxima!!



Encontro de boas vindas: Fé em Movimento

Olá caros irmãos e irmãs,

Hoje nosso encontro será baseado na linda mensagem chamada "Os Remos" que infelizmente não foi possível identificar o autor...

1) Comece o encontro com uma música ambiente, cumprimentando a todos os presentes.

2) Conduza uma reflexão sobre a importância de ter fé, como eles acreditam que demonstramos nossa fé;

3) Em seguida apresente imagens de pessoas ajudando ao próximo, de abrigo de animais e outras demonstrações de carinho e preocupação com os próximos;

4) Provoque a discussão sobre a importância da nossa fé não ser apenas algo fixo, parado, mas sim uma fé em movimento.

5) Leia a mensagem: "Os Remos" (autor desconhecido)

Um viajante caminhava às margens de um grande lago. Seu destino era a outra margem. Suspirou profundamente, enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem coberto de idade, um barqueiro, quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo. 
- Venha comigo! Entre no meu barco! Levarei você a outra margem.
O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos grandes de madeira e foi possível observar letras grafadas em cada um deles. Ao embarcar, o viajante pôde observar que em um dos remos estava escrito: ACREDITAR e no outro remo: AGIR. Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos. 
- O que significa estes nomes nos remos?
O barqueiro respondeu pegando o remo chamado ACREDITAR e, remando com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava.
Em seguida, pegou o remo AGIR e remou com todo vigor. Novamente, o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.
Finalmente, o velho barqueiro segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente; e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago chegando ao seu destino. 
Então o barqueiro disse:
Na vida tudo é assim, temos de ACREDITAR e também AGIR, para podermos alcançar a terra firme! Temos de ACREDITAR e AGIR, para podermos chegar à terra firme.

6) É interessante construir junto com a turma um calendário planejando as ações que realizarão durante o decorrer do ano: visita a asilos e hospitais, arrecadação e doação de alimentos e utensílios, bem como teatros e musicais que possam atrair novos integrantes para o grupo.

7) Como lembrança pode ser feito um pequeno barco de papel para que seja levado para casa.


IDADE: > 10 anos


Aproveite essa dica! Caso realize o encontro ou tenha outras sugestões, nos enviem pelo email: umacatequesecriativa@gmail.com


Beijos e até a próxima!!



Planejamento de Encontros

Acredito que vocês já também já tiveram dificuldade para organizar um encontro não é mesmo? Vamos pensar uma estrutura fácil e prática para...